segunda-feira, 31 de agosto de 2009
POBREZA
domingo, 30 de agosto de 2009
SORRIR
sábado, 29 de agosto de 2009
ESSÊNCIA
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
O PSICÓLOGO E A BORBOLETA
TERNURA
A ternura talvez seja uma das coisas mais ricas da vida
humana. Quando ela aparece todo mundo apresenta-lhe logo um sorriso.
É tão bom encontrar um carinho, uma atenção maior, um abraço apertado, uma palavra mais doce, um incentivo.
Na verdade não deveríamos perder muito tempo discutindo as coisas, deveríamos utilizar melhor o nosso tempo distribuindo afeto, ofertando amor.
Há uma integração entre o homem e o universo, energias que atuam o tempo todo, deveríamos aproveitar cada momento, aprender com cada pessoa e transformar em amigo todos os seres que conhecermos.
Deixar os pré-conceitos de lado e vivermos plenamente, considerando a todos como parte de nossas vidas. Olhar para coisa ou pessoa e enxergar as coisas boas que elas possuem, desejar-lhe sempre o melhor.
ESPÍRITOS DA NOITE
terça-feira, 25 de agosto de 2009
INOCÊNCIA
Com a pureza de uma criança percorro os passos da minha própria infância. Volto lá no passado e redescubro a minha inocência. Nas descobertas que fiz, incalculáveis foram os momentos de prazer, cada coisa que eu admirava e podia tocar o sorriso se apresentava, eu pulava, rodopiava e contava a quem se apresentasse. O meu olhar era atento a tudo, meus ouvidos procuravam por sons diferenciados, gostava da argila, da textura, da forma e da cor. Adorava inventar!
Hoje, já adulta muitas vezes me pego com aquele olhar de antes, mas muitas vezes não encontro nenhum outro olhar para trocar, então, a maioria das coisas que observo, descubro, invento vão para textos onde pessoas possam ler. Essa distância que tira toda a inocência das coisas acaba desconstruindo ou destruindo parte de meu saber.
Durante toda a minha vida, encontrei pessoas muito interessantes, mestres da vida, que trocaram e ainda trocam comigo muitos saberes e é maravilhoso quando nos encontramos pessoalmente e conversamos. Somos nesse exato momento puros naquilo que falamos e nos contentamos pelo fato de estarmos juntos, rimos das nossas falas inocentes, contemplamos momentos de descontração e admiramos essa condição, sabemos que podemos construir e desconstruir qualquer coisa, então, apenas conversamos inocentemente.
Essa troca inocente, na verdade desprovida de qualquer julgamento precipitado é muito importante para a vida humana. O que sai de primeira de nós mesmos é o que está mais próxima de nossa essência. Um sorriso, uma colocação inocente as vezes se torna muito mais proveitosa numa relação do que falas concretas, montadas e muitas vezes intransigentes.
Existe alguma inocência em cada pessoa e ela é tão importante quanto qualquer coisa de valor que temos dentro de nós. Gostaria muito que as pessoas a preservassem para que um dia pudessem desfrutar da coisa mais terna e mais pura que se tem na vida.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
ADESÃO
SOLIDÃO
QUEM SOU EU?EU ME PERGUNTO!
Eu sou um ser único, com dores únicas. Na ânsia de encontrar respostas me sinto só, desemparado. Parece que o que sinto e o que penso é da ordem do desconhecido, ninguém mais que não eu sente isso.
Por que a gente perde pessoas? Por que a gente quer mais e mais ela perto da gente? Por que o amor as vezes é pura dor?
Eu não acho respostas plausíveis e me fecho feito concha tentando buscar aqui dentro o que não tenho visto lá fora, mas também não encontro o que quero. E o que quero? Um pouco mais de ti.
Quando olho para um céu tão lindo, imagino que lá você está a me esperar, finjo entender as coisas que o mundo me deixou, mas doe saber que no meu âmago nada entendo. Todos tentam me tirar da solidão, mas eu resisto e nem sei por que. Eu choro porque te amo, o que eu sei e que talvez tenha que aprender é que a vida é de cada um, o tempo de ser é de cada um e a alma de um jovem pode ser mais velha do que a alma de um velho. Todos temos nosso tempo certo de ser, a vida nunca morre de fato, pois cada um que passa por nós deixa um pouco de si e nós deixamos um pouco de nós em todos também. Quem já foi já cumpriu sua missão, ei aqui de cumprir a minha, sei que a solidão pode ser amiga, mas eu tenho muita vida e é certo que tenho que deixá-la para viver.
E nessa vida de descobertas tenho que descobrir pelo menos parte do que sou, pois tudo não terei chance de saber, então, preciso me reorganizar, escolher coisas novas, pessoas para conviver. Uma tarefa muito árdua e de real valor e que só dará resultados positivos se eu me mobilizar para reaprender. Se meus castelos foram destruídos, ei de reerguê-los; se meus sonhos foram interrompidos, ei de renová-los e se a vida me parece cinza, ei de pintá-la com as mais belas cores. Assim, além de me reerguer, também farei sorrir àquele que tanto amei, pois ninguém que passou pela minha vida desejou-me algo diferente de ser feliz.
Um dia recupero a solidão, mas dessa vez é para auto-conhecimento e não mais para sofrer. O amor que habita em mim será renovado e ofertado a quem o mais merecer.
O mundo está cheio de pessoas em plena solidão, muitas dessas pessoas não encontram saídas e adoecem, porém, elas precisam se abrir novamente para o mundo, a vida chama a todos para atuar, não podemos ser ausentes, pessoas precisam de nós, assim como nós precisamos delas. A natureza humana é sábia e se nós entendermos o que ela de melhor nos oferece, valorizando cada coisa que nos doa, de certo seremos felizes e faremos outros felizes também.
Quem somos?Creio que somos seres humanos, mortais, imperfeitos e em plena evolução e não somos feitos para entender as coisas entre mundos!
domingo, 23 de agosto de 2009
SONHOS
Creio que a gente nasce sonhando, afinal não sabemos nada do que virá.
Os sonhos se renovam a cada tempo, que pode ser de conquistas ou decepções.
A bem da verdade existem sonhos de vontades maiores e de possível realização.
Sempre quis aprender música, partitura e sei que ainda posso aprender, assim como dançar bem e escrever um livro, também conhecer algumas cidades ou países e até mesmo conhecer pessoas as quais tenho verdadeira afeição.
Outros sonhos da ordem da grandeza, verdadeira utopia. Eu sonho alto muitas vezes, mas tenho consciência da impossível realização pela minha pessoa. Eu sonho com um mundo de amor, de humanização, mas com as sementes que já foram plantadas por outros, confesso não ser condizentes com aquilo que imagino realizar. A única coisa que talvez possa transformar, será plantando novas sementes, tendo o cuidado de deixar pessoas para cuidá-las e quem sabe lá longe no futuro outros seres mais humanizados as colham com louvor. Eu sei que nunca irei ver os frutos, mas farei tudo para deixar sementes, boas sementes. Talvez tudo isso seja só sonho mesmo, mas um sonho que adoro sonhar. Sonhar nos mobiliza, nos dá força, nos dá vida. Eu sonho até acordada e não tem nada que tire de dentro de mim a vontade de mudar o mundo. Em meus sonhos o mundo é perfeito que nem flor.
sábado, 22 de agosto de 2009
EVOLUÇÃO!
A origem de uma pessoa é a base de sua essência física e mental.
Ao percorrermos em direção ao nosso histórico familiar passado começamos a compreender a nossa própria evolução. Na investigação que fiz sobre minha própria origem descobri uma fantástica história onde dor e emoção se misturaram ao longo de séculos. A minha descendência italiana misturada com espanhola se deu até onde sei por fatores históricos e revolucionários em épocas artísticas e de imigração. Meus avós, imigrantes vindos em navios para substituir mão-de-obra escrava em lavouras no interior do Estado de São Paulo, no ofício de plantar e colher, bem como lidar com tecidos, desenhar e costurar. A arte e alimentação percorrem nas veias de nossa familia, ramificando-se após melhorias de condições financeiras para a área da saúde, mas quase todos, com algumas excessões tendem fortemente para as duas áreas: alimentação e arte. A escrita de cartas, que em tempos antigos era a única fonte de comunicação à distância, sempre esteve presente nos costumes familiares e ainda hoje permanece viva entre parentes. Geneticamente, nossa familia carece de cuidados na área sanguínea, muitas doenças são por hipertensão, bem como, há muitas problemáticas de pele, causadas por fortes exposições em lavouras que até hoje permanecem visivelmente na maioria dos familiares. Depressão e outras demências também são fatores de risco em nossa familia, visto que, mudanças caóticas de ambiente, casamentos forçados entre outros, principlamente pós guerras. Essas são tendências, que podem ser compreendidas historicamente e que nos alertam e se tornam importantes não só para prevenções, mas também para maior valorização da carga que carregamos, historicidade que herdamos e responsabilidades que devemos passar adiante. A evolução humana, sua compreensão é de extrema importância para uma vida com qualidade. Qual é a sua origem?
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
LAGARTOS E LAGARTIXAS
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
HOMENS
Homem é a inteligência prática mais nociva. Adoçá-los é muito fácil, mas prendê-los isso é tarefa de gigantes. Existem vários tipos interessantes, mas o cachorrão tem a preferência, imediatista e bom fazedor de seu trabalho. Conduzí-los é tarefa simples, mas sua presença é mais por dependência do que outra coisa qualquer. Eles grudam mesmo, mas quando satisfeitos vão para a casinha bonitinhos.
Homens são trabalhadores, também fogosos, fortes, generosos e comoventes.
Homens são iguarias, delícias naturais, gentleman ou grotescos.
Homens são seres necessários para a construção civil.
Homens são bem humorados, o que me permite brincar com eles, graças a Deus...
MULHER
Mulher é fonte do amor incondicional. Uma mãe sábia, uma amiga atenta, uma empresária de sucesso, uma guerreira de valor.
Mulher também é delicadeza, beleza, perfume. Mulher é além, selvagem, sensual, paixão.
Mulher é deusa e de certa forma creuza quando dona de casa.
Mulher é fogo que se apaga com muito jeito.
Mulher é festa, música, dança.
Mulher faz tudo e na maioria das coisas coloca amor.
Mulher, coisa mais linda...
LENDAS
SIMPLESMENTE AGRADEÇA...
DIÁLOGOS
E se uma pessoa quer ser seu amigo, deixa ao menos ela tentar. Se uma pessoa quer te dar carinho, deixa ela te dar. Se uma pessoa quiser te conhecer melhor, não custa dialogar. Se uma pessoa quiser te amar, ao menos respeite sua vontade, não a maltrate só porque ela não se encaixa com os seus desejos, deixe-a ao menos se apresentar.
Um dia tudo isso se transformará, aquele que te quiz passará a ser quem você quer, não duvide, a pessoa poderá não ser a mesma, mas de certo terá muitas coisas parecidas e você se verá inconformado por ter perdido a chance de ao menos dar esse tempo de conhecê-la melhor.
Em nossas vidas, amores poderão se transformar em grandes amigos e amigos em grandes amores, tudo depende da chance que se tem e que se dá, portanto, deveríamos valorizar e respeitar quem nos procura.
O diálogo está ficando mesmo obsoleto, mas nunca é tarde para se mudar!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
A DOR HUMANA
DISCUTIR O MUNDO?
MUNDOS PARALELOS...
domingo, 16 de agosto de 2009
R E N O I R
FENÔMENOS
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
SIGNO DE LIBRA
AMO ROSAS!
EU TE AMO!
Amar não é saber!
O dia amanhece e tudo parece mágico,
fazemos planos, conhecemos pessoas,
vivenciamos a intensidade do novo, do abrigo,
do gostoso, do aconchego, até da ilusão.
O sorriso mais bonito, as palavras mais doces,
as roupas mais coloridas, os desejos intrigantes.
Nada se vive como antes, tudo é itenso e tenso.
Deixamos todos os nossos saberes de lado e
passamos a viver do que não sabemos,
criamos aquilo que não existe, mas que certamente se torna mais rico do que tudo.
Ofertamos aquilo que nem se quer temos,
brigamos por aquilo que não sabemos, às vezes
destruímos sem ao menos construir, mas de tudo que vivemos, as sensações são as mais fortes, mais loucas, mais desejáveis, mais ardentes. Tudo se torna diferente e isso é que nos dá mais prazer. O desconhecido será sempre o mais querido. E quando nos soltamos, nos transportamos pro mundo das ilusões e é lá que nós dominamos plenamente, pois é um lugar onde a lógica inexiste, o que prevalece é o toque, palavras nem importam, o sentir, corpo, alma é tudo aqui.
Quando eu te amo, não me explico, eu vou até você por qualquer brecha e me transporto sem culpa, sem dor, sem moral, só eu e mais nada.
SER DIFERENTE?!
ADORÁVEL CHUVA
CUIDA DA SUA BORBOLETA
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
LEMBRANÇAS
MEU ANJO DA GUARDA