terça-feira, 8 de setembro de 2009

HAICAI

...Que é um haicai? É o cintilar das estrelas num pingo de orvalho... (Pimentel)
“O haicai é uma poesia de natureza intuitiva. O haicai não deve ser quebrado, deve-se respeitar a métrica dos três versos (5-7-5). O haicai, na terra do sol nascente é tradicionalmente vinculado ás estações do ano.”
O homem não está dissociado da natureza (fauna e flora), ele é parte integrante dessa. A inteligência, aquela concebida ao homem e há nenhum outro ser vivo, foi exatamente posta a ele para que esse pudesse visionar, perceber, atuar onde houvesse desequilíbrios naturais; onde por diversos motivos não se pudesse dar continuidade ao processo de evolução. Garantir essa continuidade da natureza sempre foi função humana. Vejo proximidade da tradução da poesia haicai com todo esse movimento: intuir, não quebrar, vincular. Certamente um poeta haicai desenvolve, em palavras, o papel mais certeiro dessa função humana.
E com esse ensinamento dos poetas haicaístas pude entender que sentimento e movimento podem terem juntos uma só tradução, não basta estar lá, tem que ter sensibilidade para "enxergar". Parece que algumas pessoas já nascem com essa determinação e a estes chamamos de poetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aguardando aprovação...